Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Rede cabeada é a melhor opção para conexão


Descrição

O uso do WiFi é prático e bastante popular. No entanto, se você busca estabilidade e maior velocidade, prefira a Internet cabeada. 

O sinal de WiFi é uma onda eletromagnética e como tal pode sofrer com fatores como: a interferência por outros equipamentos eletrônicos - incluindo smartphones -, dispositivos com bluetooth ou mesmo outras redes WiFi;. O sinal também pode perder potência por conta de barreiras simples como móveis e paredes ou até mesmo pela distância entre o computador e o roteador. Essas interferências levam a instabilidades, maior latência e menor velocidade se comparadas ao uso de uma conexão via cabo Ethernet. 

Para dispositivos móveis, o WiFi é a solução mais adequada. Porém, se você quiser uma conexão rápida e confiável, se precisa conectar diversos computadores e outros dispositivos à rede ou transferir arquivos grandes, fazer streaming de vídeos ou mesmo  jogar on-line, , a conexão cabeada ainda é a melhor opção. 

Além de garantir maior controle sobre quais usuários acessam sua rede, a capacidade da conexão cabeada é maior do que a do WiFi. Hoje o limite atual de transferência de dados via WiFi é próximo de 1Gb/s. E, inclusive, essa velocidade depende da frequência e do padrão WiFi utilizados. Se o roteador wireless não for escolhido corretamente, seu WiFi pode ter uma capacidade menor do que o plano contratado e você nunca conseguirá utilizar a velocidade máxima do seu plano.

Então, sempre que possível, prefira a conexão via cabo e, se for utilizar o WiFi, fique atento às dicas dos vídeos do Cidadão na Rede para melhorar a qualidade da sua conexão.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 05/03/2021

Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, incluindo seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Entre em contato pelo e-mail parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar a aplicação do logo da sua empresa ou entidade em nossos vídeos.