Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Minha Internet parou... E agora?


Descrição

Todo mundo já passou por problemas com a conexão à Internet. Basta não conseguir acessar alguns sites ou aplicativos que já dizemos que a Internet caiu. Mas, o que está causando isso? Existem diversos motivos como: problemas com cabos, no roteador ou modem, DNS, no sinal de Wi-Fi, ou até mesmo na comunicação com o seu provedor de Internet.

Antes de acionar o suporte do provedor de Internet, é recomendável investigar possíveis causas do problema. Por exemplo, verifique se o problema está em apenas um dispositivo (como computador, tablet ou celular) ou em todos; 

Se é algo na sua casa ou no site ou aplicativo que está tentando acessar (se ao navegar na Internet, você não conseguir acessar um site em específico, é provável que o problema seja nesse próprio site). Se não for possível acessar nenhum site, existem alguns passos básicos que podem ser realizados para tentar restabelecer a conexão à Internet. O primeiro deles é verificar se todos os cabos estão conectados e funcionando, de energia e de rede. Se essa não for a fonte do problema, o próximo passo é reiniciar os equipamentos responsáveis por sua conexão, ou seja, o roteador e o modem.

E por que isso pode funcionar?

Normalmente, quando esses equipamentos ficam ligados por muito tempo, eles podem acumular tarefas travadas ou processos complexos intermináveis que ficam rodando, e consomem muito processamento e memória. Com a falta desses recursos disponíveis para realizar outras tarefas, o equipamento pode apresentar dificuldades para a navegação na Internet. Reiniciar o equipamento ajuda a liberar processamento e a memória alocados, permitindo assim restabelecer sua conexão. Além disso, reiniciar o equipamento o força a iniciar ou restaurar uma conexão que havia sido perdida anteriormente.

Para reiniciar o seu equipamento é recomendado desligá-lo da tomada e aguardar pelo menos 15 segundos antes de ligá-lo, para garantir que foi totalmente desligado.

Caso não tenha resolvido o problema, nesse caso, é melhor contactar o suporte do seu provedor de Internet.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 05/03/2021

Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, incluindo seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Entre em contato pelo e-mail parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar a aplicação do logo da sua empresa ou entidade em nossos vídeos.