Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Interferência de canais WiFi


Descrição

Assim como o rádio, o WiFi utiliza ondas eletromagnéticas para transmitir informações. A diferença está no intervalo da frequência utilizada. As duas principais faixas de frequência são a de 2,4 GHz e a de 5GHz. Ambas as faixas são divididas em canais e, ao utilizar o WiFi, seu roteador escolhe um dos canais de uma das faixas previamente habilitada (a Anatel regulamentou 13 canais para a faixa 2,4GHz e 24 canais para a faixa 5GHz) para realizar a transmissão de informação.

O problema pode acontecer quando o roteador do vizinho escolhe a mesma faixa e o mesmo canal que o seu (ou um canal próximo), pois gera interferência e consequentemente uma degradação da comunicação. Nesses casos, mudar o canal nas configurações do seu roteador pode ajudar. Basta acessar a interface administrativa (recomendamos olhar o manual do roteador ou de sua operadora de acesso à Internet) e alterar o canal escolhido pelo seu roteador.

Muitos roteadores, por padrão, escolhem automaticamente o canal procurando o menos utilizado. Contudo, nem sempre o equipamento faz uma boa escolha. Convém utilizar um software de análise de sinal e mudar o canal se for preciso devido a interferência. 

Listamos a seguir alguns exemplos de softwares que analisam o sinal de WiFi: Vistumbler, WifiMan, WifiEagle, Scanner WiFi, WiFi Analyzer e NetSpot. 

Essa lista não deve ser entendida com uma recomendação de uso e sim, tem o único objetivo de exemplificar para facilitar o entendimento sobre o tipo de software referenciado nesse vídeo e texto explicativo. Antes de escolher uma dessas opções ou qualquer outra, leia atentamente a descrição e licença de uso, verifique a reputação da empresa que o fornece, e a avaliação dos demais usuários. Tome todos os cuidados para baixá-lo de um repositório confiável e teste-o até se sentir confortável para realmente utilizá-lo no dia a dia.

 

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 05/03/2021

Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, incluindo seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Entre em contato pelo e-mail parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar a aplicação do logo da sua empresa ou entidade em nossos vídeos.