Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Apps e programas consomem recursos


Descrição

Existem diversas razões para seus aplicativos não estarem operando corretamente e parecerem lentos. Um dos motivos é a quantidade de programas ou aplicativos abertos ao mesmo tempo. Para funcionar, os programas precisam de uma determinada quantidade de recursos disponíveis do dispositivo, como memória, processamento, banda, entre outros. Contudo, esses recursos são limitados e um excesso de programas abertos simultaneamente pode ocasionar uma concorrência entre eles, o que porventura pode gerar lentidão. De maneira geral, quanto mais programas abertos, maior é a disputa entre eles. 

Se o recurso disputado for a Internet e não existir problema de conexão, verifique se há outros softwares operando e consumindo dados de rede. Serviços de streaming consomem dados continuamente enquanto você os utiliza. Caso seja iniciado em paralelo um outro programa que também use a Internet, a velocidade de download dos programas pode ficar limitada. Um exemplo comum é quando duas pessoas assistem streaming de vídeos em dispositivos diferentes na mesma rede WiFi. Como já vimos, vídeos consomem muita banda e, nesta situação, a qualidade do streaming pode ficar degradada.

A solução mais simples para diminuir a lentidão nos programas é encerrar os que estão funcionando em paralelo. Caso isso não seja possível, alguns softwares possuem a opção de limitar o uso de banda ou reduzir a qualidade dos arquivos – quando se tratam de arquivos de áudio e vídeo. Para habilitar essas opções, basta alterar a configuração desses programas.

É importante ressaltar que as recomendações acima são feitas para computadores. Para dispositivos móveis, a recomendação é manter os aplicativos abertos. Os sistemas operacionais dos celulares foram desenvolvidos com uma otimização no gerenciamento de aplicativos em segundo plano. Eles limitam o uso de recursos e liberam processamento e uso de memória. Desligar os aplicativos e ligá-los novamente pode gastar mais recursos do que simplesmente mantê-los abertos.

 

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 05/03/2021

Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, incluindo seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Entre em contato pelo e-mail parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar a aplicação do logo da sua empresa ou entidade em nossos vídeos.