A cada dia, mais pessoas criam sites para expor seus negócios na Internet. Até porquê, a Internet permite alcançar um público de diversas regiões, o que normalmente não seria possível com uma loja física.
Mas como criar um bom site? Um dos pontos de atenção mais importante é o uso de linguagens padrões para páginas Web:
HTML5 - HyperText Markup Language, que significa: "Linguagem de Marcação de Hipertexto". É a linguagem de marcação que dá estrutura e significado para o conteúdo Web. Por exemplo, definindo parágrafos, cabeçalhos, tabelas de conteúdo ou inserindo imagens.
CSS3 - Cascading Style Sheets, ou seja, Folhas de Estilo em Cascatas. É uma linguagem usada para aplicar estilo ao conteúdo HTML. Com ela é possível definir cores de fundo e fontes, e posicionar o conteúdo em múltiplas colunas.
JavaScript - é uma linguagem de programação que permite controlar o comportamento de elementos que são atualizados dinamicamente, multimídia, imagens animadas dentre outros.
Quando esses padrões não são seguidos, o site pode funcionar em um navegador e não em outro, ou o layout fica bem configurado no computador, mas não no celular por exemplo. Portanto, é preciso seguir esses padrões e testar o site em diferentes navegadores e dispositivos.
Caso você não saiba programar, procure um programador e garanta que o seu site esteja de acordo com os padrões Web. E não esqueça: teste antes de publicar!
Uma dica extra: Além dos padrões Web, lembre-se dos padrões básicos de conexão e segurança. Coloque também IPv6 (permitirá a expansão para que mais usuários se conectem ao seu site) e HTTPS (navegadores rotulam como inseguros sites que não tem HTTPS) no seu site, ambos são muito importantes apesar de não serem o foco do vídeo!
Acessibilidade
Na primeira cena um pizzaiolo pensativo está ao lado de sua pizzaria e acima dele surge a pergunta “Vai montar um site?”.
Na segunda cena, a frase “As páginas da Web, seguem padrões” aparece acima de um computador. Na tela desse computador, linhas de códigos são escritas e ao lado surgem as siglas HTML5, CSS3 e JavaScript, que são linguagens padrões para desenvolver sites.
Na terceira cena um programador digita no computador e um balão de pensamento mostra o projeto do site da pizzaria. Acima dele a frase “Garanta que eles sejam usados” surge.
Na quarta cena a frase muda para “Teste em diferentes navegadores e dispositivos”, e um celular e um notebook mostram o site da pizzaria aberto e adequado para os dois dispositivos.
LICENÇACC BY-ND
Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.