Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Conexão via rádio


Descrição

A Internet via rádio permite que moradores de regiões que não são atendidas pela rede cabeada acessem a Internet. Para isso, utiliza um par de antenas: uma na torre de transmissão e outra na casa do cliente, permitindo a transmissão e recepção do sinal emitido por ondas. No entanto, assim como o WiFi, essa tecnologia está sujeita a interferências por utilizar ondas eletromagnéticas. Entre as causas mais comuns de interferência em uma conexão via rádio, estão os fatores climáticos como chuvas e raios, que podem distorcer o sinal enviado pela antena ao cliente e vice e versa, o que resulta na perda de pacotes e até de conexão. Nesses casos, a melhor alternativa para acessar a Internet sem intercorrências, é esperar o tempo melhorar. Com o fim da chuva, sua Internet voltará a funcionar normalmente.

Descrição do vídeo

Na primeira cena, um homem está em frente a uma casa na zona rural. Ao lado dele, uma antena emite ondas eletromagnéticas em direção a essa casa, e o homem, que manuseia um tablet, está contente. Acima a frase “A conexão via rádio atende regiões onde cabos não chegam”.

No entanto, na segunda cena, nuvens carregadas de chuva aparecem e uma tempestade com raios começa. No mesmo instante, as ondas emitidas pela antena ficam deformadas e a frase muda para “Mas seu sinal está sujeito a interferências". O homem tenta usar o tablet novamente, mas fica bravo porque não consegue acessar a Internet, então surge a frase “Raios e chuvas degradam a qualidade da conexão ”, e o homem coloca o polegar para baixo, em sinal de desaprovação.

Na cena final, o céu fica azul novamente e as nuvens de chuva se dispersam. O ondas emitidas pela antena voltam ao normal e o homem consegue usar o tablet mostrando-se contente. Abaixo surge a frase "Às vezes, é preciso esperar o clima melhorar”. Ele bate palmas feliz.

Infraestrutura da Internet e Redes Postado em 14/12/2021

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.