Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Celular e insônia


Descrição

Muito se fala dos riscos da Internet e do perigo do uso exagerado das tecnologias. Mas, além dos efeitos psicológicos, o uso excessivo de celulares pode também trazer consequências fisiológicas, gerando problemas ortopédicos e lesões por esforço repetitivo, e interferindo em outro aspecto muito importante para o bom funcionamento do nosso corpo: o sono.

Existem diversos estudos que indicam que o uso de telas de celulares e tablets pode interferir no relógio biológico humano. A luz artificial dessas telas imita a luz do dia e pode reduzir a produção de melatonina, um hormônio importante no controle do ciclo do sono. 

Além disso, se a atividade realizada exigir um engajamento e atenção maior, como responder um e-mail de trabalho ou interagir nas redes sociais, a mente tende a se manter ativa, aumentando o nível de estresse e ansiedade. 

No curto prazo, a privação do sono pode causar diversos sintomas como cansaço, irritabilidade e sonolência. Já no longo prazo está relacionada ao desenvolvimento de diversas doenças como diabetes, doenças cardíacas e depressão.

Para reduzir esse problema, evite o uso de celulares e tablets uma hora antes de dormir. Além disso, habilitar o filtro de luz azul, disponível em alguns aparelhos, pode ajudar a proteger seus olhos e sua mente dos efeitos nocivos da luz artificial desses aparelhos no relógio biológico humano. 

Para equipamentos Android, a função, em geral, fica em Configurações-Tela. O nome da função em si, dependerá do fabricante, podendo ser chamada de “Filtro de luz azul”, “Modo de leitura”, “Modo noturno”, ou similar. Se não encontrar a opção, procure no site do fabricante se o recurso está disponível. Se não estiver, é possível baixar apps com essa função. 

No Iphone, Ipad e Ipod Touch essa função se chama Night Shift. Para habilitar acesse Ajustes - Tela e Brilho - Night Shift. É possível definir o horário para o Night Shift ser habilitado e também ajustar a temperatura da cor.

Se depois dessas medidas seu problema não melhorar, pode ser hora de consultar um especialista para investigá-lo mais a fundo.

Esse tema foi proposto no Hackathon promovido durante o 12º Fórum da Internet no Brasil, que aconteceu em Natal (RN) - https://forumdainternet.cgi.br/2022/.

Ele foi desenvolvido por Érika Gomes, Gian França, Jesyca Dayany, Lorena Souza e Miguel Neto.

Acessibilidade
Na primeira cena um rapaz usa o celular enquanto está na cama, e um relógio ao lado mostra o passar das horas. Ao fundo ícones indicam que ele está navegando e interagindo nas redes sociais. Acima dele, surge a frase “Usar o celular antes de dormir”. 

A cena continua na próxima tela, completando a frase anterior, que fica: usar o celular antes de dormir pode causar insônia! O rapaz tenta dormir contando carneirinhos mentalmente, mas não consegue.

Na terceira cena, no topo do vídeo aparece a frase “A luminosidade interfere no ciclo de sono”. Ao centro do vídeo, surge uma mão segurando um celular, que está iluminado, e essa luz, na cor azul, aumenta gradativamente cobrindo toda a tela do aparelho. 

Na quarta e última cena, entra a frase “Se desconecte uma hora antes e durma melhor!”. O rapaz aparece dormindo na cama, e um balão de pensamento indica que ele está sonhando com o céu noturno, onde as estrelas brilham.

Uso responsável e deveres na Internet Postado em 31/08/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.