Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Controle Parental


Descripción

Ao navegar na Internet crianças e adolescentes ficam expostos a conteúdos ilegais e impróprios para faixa etária deles. Então, da mesma forma que você os orienta nas relações do dia a dia, também precisa alertá-los sobre os riscos e perigos da vida digital ou seja, das relações do dia a dia na Internet. 

Dependendo da idade e da maturidade dessas crianças e adolescentes, eles não estarão preparados para discernir sobre o que é bom ou prejudicial dentro do conteúdo digital que querem consumir. Por isso é sempre muito importante manter o diálogo aberto entre vocês.



Contudo, pais e responsáveis não estão sozinhos nessa tarefa. Existem ferramentas que podem ser utilizadas para melhorar a proteção dessas crianças e adolescentes:  o Controle Parental é uma delas! Por meio dele, é possível limitar o acesso a determinados conteúdos, restringir o uso de aplicativos, determinar as horas de utilização do dispositivo e muito mais.



O Controle Parental é um conjunto de recursos de segurança disponível em diversos sistemas operacionais, sites e equipamentos como roteadores e consoles de jogos. Também pode ser instalado por meio de aplicativos pagos ou gratuitos em smartphones



No iOS, acesse Ajustes >Tempo de Uso, e selecione se o dispositivo é seu ou da criança/adolescente que irá utilizá-lo. Siga as instruções até obter o "Código dos Pais". Habilite a opção "Conteúdo e Privacidade" e, se necessário, digite o código de acesso. Agora com a opção habilitada é possível configurar as demais restrições como aplicativos não aconselhados, horários de uso, compras de aplicativos pelo celular, etc. Não deixe de consultar o site do fabricante para saber mais sobre essa função. 



Em sistemas Android é possível habilitar o controle parental no Google Play, o gerenciador de aplicativos desse sistema. Com essa função habilitada é possível escolher a classificação de conteúdo adequada para seus filhos, sendo aplicável a apps, filmes e livros adquiridos a partir do Google Play. Também não deixe de consultar o site do fabricante para saber mais sobre essa função.



Por fim, ainda é possível instalar aplicativos de terceiros para realizar esse gerenciamento. Um aplicativo especializado em controle parental permite centralizar as diversas opções em um único lugar. A configuração inicial é um pouco trabalhosa, mas, essa centralização pode ser mais prática que as opções padrões dos sistemas. Além do controle de aplicativos, entre as opções fornecidas estão: a possibilidade de aplicar as configurações de controle a múltiplos dispositivos; controlar o tempo de uso desses dispositivos; acesso às chamadas enviadas e recebidas, permitindo o bloqueio de contatos indesejados; localização e rastreio do aparelho; filtros de pesquisas em buscadores; controle de redes sociais, entre outros. 



Converse com a criança e o adolescente de seu convívio e explique o porquê disso ser tão importante. Habilite o Controle Parental!



Para saber mais:

https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf 


https://internetsegura.br/pdf/internet_com_responsa.pdf

https://cursoseventos.nic.br/curso/curso-online-filhos-conectados/




Acessibilidade


Na primeira cena, pai e filho estão em uma sala, o pai pega o celular e o menino começa a cutucá-lo. Ao lado do menino um balão de fala mostra um emoticon implorando, e ao lado do pai um balão de fala mostra um emoticon de dúvida. Acima a frase “Seus filhos querem usar o celular?”.


Na segunda cena, um globo com ícones representando a Internet gira ao fundo. Na frente, aparecem cinco imagens do mesmo menino lado a lado com idades diferentes, de bebê até adulto. A frase “Dependendo da idade” aparece e a imagem do recém nascido e do adulto desaparecem. 


Na terceira cena, pai e filho, lado a lado novamente, o menino impaciente aguarda o pai habilitar o controle parental, e acima surge a frase “É melhor habilitar o controle parental”. Na sequência o menino aponta para as opções de configuração. 


Na quarta cena, lemos a frase “Cuide da segurança dos seus filhos!”, o menino, agora sozinho, utiliza o celular. Diabinhos saem da tela e ele se mostra assustado. Ícones com conteúdos inadequados e ações suspeitas se aproximam dele. É aí que uma barreira com timer de relógio se ergue, representando o controle parental e protegendo o menino dessas ameaças. 

Seguridad Postado em 11/5/21

LICENÇACC BY-ND


¿Le gustaría participar en la iniciativa?

Las empresas y organizaciones interesadas pueden convertirse en socios de esta iniciativa, incluyendo su logo en una versión personalizada de los videos, para su difusión en su sitio web u otros canales. Contáctenos por correo electrónico parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar la aplicación del logo de su empresa o entidad en nuestros videos.