Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Não clique em tudo que receber


Descripción

"Sua conta bancária pode ser desativada. Preencha o quanto antes o formulário de atualização de cadastro disponibilizado neste link"; "Parabéns, você ganhou uma viagem com tudo pago para Foz do Iguaçu! Preencha seus dados no link a seguir e receba o prêmio"; "Baixe o seguinte aplicativo neste link e compartilhe essa informação com outros 10 amigos para ganhar recompensas no jogo Minecraft". Você já recebeu mensagens neste estilo?

Elas costumam ser usadas por golpistas, como isca, para pegarem("pescarem") vítimas na Internet. E não para por aí, a criatividade dos golpistas não tem limites. Por isso, fique atento para não ser enganado. Não clique em qualquer link que receber na Internet!

E-mail, SMS, aplicativos de mensagens, redes sociais: fique atento ao conteúdo das mensagens, links e anexos. Desconfie de mensagens que apresentem erros gramáticas e ortográficos. Desconfie se o endereço de e-mail ou telefone do remetente não for conhecido por você, e o mais importante: nunca clique em links, não baixe arquivos e não instale programas ou aplicativos inseridos nessa mensagem. Se for mesmo necessária uma atualização de cadastro, por exemplo, acesse o site diretamente no seu navegador de costume ou procure  pelo serviço ou empresa em um site de busca. Desconfie de prêmios surpresas que surgem em troca as suas informações pessoais como nome, CPF, número de cartão ou celular, e-mail, etc. Se você não está pagando, provavelmente você é o produto. 

Para saber mais:

https://nic.br/media/docs/publicacoes/13/internet_com_responsa_+60.pdf 

https://cartilha.cert.br/fasciculos/codigos-maliciosos/fasciculo-codigos-maliciosos.pdf 

https://cartilha.cert.br/fasciculos/dispositivos-moveis/fasciculo-dispositivos-moveis.pdf

https://www.nic.br/noticia/na-midia/como-verificar-se-um-e-mail-e-seguro-e-nao-cair-em-golpes/ 

Acessibilidade:
Na primeira cena temos um velhinho ao lado de uma tela de celular apresentando a mensagem "Parabéns você ganhou um prêmio clique no link”. Nesta cena aparece aparece a seguinte frase “A notícia ou oferta é boa demais?”

Na segunda cena aparece somente a tela do celular ainda com a mensagem e com um bandido saindo de trás do celular. Nesta cena aparece a seguinte frase “Pode ser um golpe”.

Na terceira tela, uma mão clica em fechar a mensagem. Nesta cena aparece a seguinte frase “Quando a esmola é muita até o santo desconfia”.

Na quarta cena, o velhinho aparece fazendo um sinal de jóia com a mão. Nesta cena aparece a seguinte frase “Na dúvida, não clique no link!”.

Responsabilidad Postado em 7/1/21

LICENÇACC BY-ND


¿Le gustaría participar en la iniciativa?

Las empresas y organizaciones interesadas pueden convertirse en socios de esta iniciativa, incluyendo su logo en una versión personalizada de los videos, para su difusión en su sitio web u otros canales. Contáctenos por correo electrónico parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar la aplicación del logo de su empresa o entidad en nuestros videos.