Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Contratação plano de Internet


Descripción

Ao contratar um plano de Internet é comum que o equipamento fornecido por seu provedor também tenha a função WiFi. Por isso, verifique se a capacidade do WiFi desse equipamento é suficiente para atender o plano que deseja.

O Wifi segue padrões e um dos principais é o IEEE 802.11. Ele determina, entre outras coisas, a frequência de operação, largura de banda e capacidade de transmissão de dados no WiFi.

Com o tempo, o padrão 802.11 evoluiu e, atualmente, os roteadores possuem no geral suporte ao 802.11n, 802.11ac e modelos anteriores, - já existe o padrão 802.11ax ou o chamado WiFi 6, mas os equipamentos ainda são bastante caros.

Por isso, é bom confirmar qual é o suporte oferecido pelo equipamento entregue pelo seu provedor de Internet (geralmente, até o 802.11n). A informação está nas configurações do WiFi no seu aparelho.

E lembre-se: mesmo com a velocidade indicada no padrão 802.11n, fatores como interferência, distância do equipamento de rede e quantidade de aparelhos fazem com que, na prática, a velocidade da Internet dificilmente ultrapasse os 150Mbps.

Agora, caso sua ideia seja utilizar um roteador antigo, fique atento! Em geral, equipamentos com suporte ao 802.11n não possuem portas Gigabit, somente Fast Ethernet cuja velocidade é de até 100Mbps. Se for esse o caso, ao conectar seu roteador antigo ao equipamento do seu provedor, ele pode não ser capaz de fornecer a velocidade contratada.

Se seu plano de Internet estiver abaixo de 100Mb, roteadores com suporte ao 802.11n serão capazes de atendê-lo fornecendo a velocidade contratada via WiFi. Mas, se seu plano for superior, é necessário utilizar um equipamento com suporte pelo menos ao 802.11ac - roteadores com suporte a essa tecnologia alcançam velocidades acima de 800 Mbps e possuem portas Gigabit.

Outra dica é desabilitar o WiFi no equipamento do seu provedor se for utilizar um roteador separado. Assim você evita interferências.

E fique atento! Se com todos esses cuidados a sua velocidade de Internet não alcançar 80% da contratada, mesmo fazendo a medição via cabo, contate seu provedor!

Acessibilidade

Na primeira cena são apresentadas três opções de plano de Internet: 50 Mbps, 250 Mbps e 500 Mbps, acima a frase “Vai contratar um plano de Internet?”, enquanto a mão de uma pessoa passa sobre as opções sem saber qual escolher.

Na segunda cena, um homem está ao lado das opções de planos e escolhe a opção de 250 Mbps. Acima dele a frase "Fique atento à capacidade contratada".

Na terceira cena a frase é “Veja se o roteador suporta a velocidade”, o homem então observa o plano de 250Mbps e um balão de fala aparece dizendo "Mais que 250Mbps". A informação do plano desaparece e em seu lugar surge a caixa de um roteador. Com uma lupa o homem analisa a embalagem que indica velocidade de até 300 Mbps e ele aprova, mostrando os polegares para cima.

Na quarta cena, o homem está em sua sala, na estante o roteador, acima surge a frase “Escolha equipamentos compatíveis com seu plano”, um sinal verde sai do roteador e se espalha pelo cômodo, o homem aplaude.

Infraestructura de red e Internet Postado em 2/6/21

LICENÇACC BY-ND


¿Le gustaría participar en la iniciativa?

Las empresas y organizaciones interesadas pueden convertirse en socios de esta iniciativa, incluyendo su logo en una versión personalizada de los videos, para su difusión en su sitio web u otros canales. Contáctenos por correo electrónico parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar la aplicación del logo de su empresa o entidad en nuestros videos.