Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Apps e programas consomem recursos


Descripción

Existem diversas razões para seus aplicativos não estarem operando corretamente e parecerem lentos. Um dos motivos é a quantidade de programas ou aplicativos abertos ao mesmo tempo. Para funcionar, os programas precisam de uma determinada quantidade de recursos disponíveis do dispositivo, como memória, processamento, banda, entre outros. Contudo, esses recursos são limitados e um excesso de programas abertos simultaneamente pode ocasionar uma concorrência entre eles, o que porventura pode gerar lentidão. De maneira geral, quanto mais programas abertos, maior é a disputa entre eles. 

Se o recurso disputado for a Internet e não existir problema de conexão, verifique se há outros softwares operando e consumindo dados de rede. Serviços de streaming consomem dados continuamente enquanto você os utiliza. Caso seja iniciado em paralelo um outro programa que também use a Internet, a velocidade de download dos programas pode ficar limitada. Um exemplo comum é quando duas pessoas assistem streaming de vídeos em dispositivos diferentes na mesma rede WiFi. Como já vimos, vídeos consomem muita banda e, nesta situação, a qualidade do streaming pode ficar degradada.

A solução mais simples para diminuir a lentidão nos programas é encerrar os que estão funcionando em paralelo. Caso isso não seja possível, alguns softwares possuem a opção de limitar o uso de banda ou reduzir a qualidade dos arquivos – quando se tratam de arquivos de áudio e vídeo. Para habilitar essas opções, basta alterar a configuração desses programas.

É importante ressaltar que as recomendações acima são feitas para computadores. Para dispositivos móveis, a recomendação é manter os aplicativos abertos. Os sistemas operacionais dos celulares foram desenvolvidos com uma otimização no gerenciamento de aplicativos em segundo plano. Eles limitam o uso de recursos e liberam processamento e uso de memória. Desligar os aplicativos e ligá-los novamente pode gastar mais recursos do que simplesmente mantê-los abertos.

Acessibilidade:
Na primeira cena temos uma garota chateada com as mãos na cintura do lado de um notebook grande, tentando carregar o site do Cidadão na Rede. Nesta cena aparece a seguinte frase “Seu aplicativo está lento?”.

Na segunda cena a personagem aponta para a tela do notebook que mostra os programas que estavam abertos e funcionando (Música, vídeo, download e planilha) naquele momento. Nesta cena aparece a seguinte frase “Verifique os programas em uso”.

Na terceira cena a personagem aponta para tela do notebook que tem imagens de um monte de programas que podem estar consumindo recursos. Nesta cena aparece a seguinte frase “Eles podem consumir seus recursos”.

Na quarta cena temos os aplicativos que estavam abertas sendo fechados. Logo após todas os aplicativos serem fechados a página do Cidadão na Rede carrega e então a garota bate palmas. Nesta cena aparece a seguinte frase “Se não está usando feche”.

Infraestructura de red e Internet Postado em 8/2/21

LICENÇACC BY-ND


¿Le gustaría participar en la iniciativa?

Las empresas y organizaciones interesadas pueden convertirse en socios de esta iniciativa, incluyendo su logo en una versión personalizada de los videos, para su difusión en su sitio web u otros canales. Contáctenos por correo electrónico parceriacidadaonarede@nic.br para solicitar la aplicación del logo de su empresa o entidad en nuestros videos.