Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

O que é botnet


Descrição

A palavra botnet vem da junção das palavras robot (robô) e network (rede), e indica uma rede de máquinas infectadas que podem ser controladas remotamente. Uma botnet pode englobar milhões de equipamentos, espalhados por diversas localidades. Computadores, celulares e outros equipamentos conectados à Internet podem estar infectados,fazendo parte de uma botnet sem que o usuário saiba. Inclusive os seus!

Isso ocorre porque os malwares de botnet são desenvolvidos para serem difíceis de detectar, ficando ativos em segundo plano, agindo somente quando recebem ordens do controlador da botnet. 

Assim que essas máquinas recebem as ordens, elas podem ser utilizadas para diversos fins, por exemplo enviar spams, obter dados pessoais do usuário e realizar ataques, como os de negação de serviço (DDoS) em que várias máquinas atacam um equipamento para que ele não seja capaz de funcionar. Elas podem ser utilizadas até mesmo para minerar cripto moedas na máquina hospedeira.

Existem diversas maneiras para um malware infectar equipamentos. O usuário pode ser enganado e clicar em um link de e-mail ou de sites da Internet que tenham um código malicioso, assim como é possível ser infectado por dispositivos de mídia, como pendrives ou mesmo por outro equipamento da rede já contaminado. Outra forma disso ocorrer é o atacante instalar o malware diretamente no equipamento, se aproveitando de um sistema desatualizado ou com senhas fracas. 

Para prevenir que sua máquina seja infectada por um malware, incluindo os de botnet, você pode tomar algumas medidas como: 

• Não abrir arquivos ou links que pareça suspeitos;
• Manter seu sistema operacional e os programas atualizados;
• Trocar os dados de acesso (login e senha), se vierem configurados de fábrica no seu equipamento;
• Usar um firewall;
• Criar senhas fortes;
• Utilizar antivírus no seu computador, mantendo-o atualizado e fazendo varreduras periódicas;
• Instalar e baixar somente apps ou softwares originais e de fontes confiáveis. No caso de smartphones, somente das lojas oficiais do seu sistema ou do fabricante do dispositivo. 

Apesar de serem difíceis de detectar, existem alguns sinais que podem indicar a infecção por um malware, como lentidão na Internet, mensagens de erro inesperadas, consumo anormal de Internet e processamento, etc. Se você suspeitar que sua máquina esteja infectada, tente utilizar uma ferramenta específica para remoção de malwares. 

Mesmo assim, em muitos casos, pode ser necessário formatar a máquina. Por isso, não se esqueça de manter seus backups atualizados!

Saiba mais:

https://cartilha.cert.br/fasciculos/#codigos-maliciosos


Acessibilidade

Na primeira cena o personagem de um atacante envia um malware para um grupo de computadores que possuem na tela uma carinha feliz. Conforme os computadores são infectados, as carinhas mudam, transformando-se uma a uma em zumbis. Acima, temos a frase “Já ouviu falar em botnet?” seguida pelo começo de outra frase: “É uma rede de equipamentos infectados”.

Na cena seguinte, aparecem mais computadores e celulares infectados. A frase continua para "“que agem como zumbis controlados por um atacante,” . E por "enviando spams, vírus ou fazendo ataques DDoS".

Outro computador aparece, o atacante indica para as máquinas bombardearem aquele computador. As máquinas então, passam a enviar e-mails, vírus malwares e tentativas de ataque ao computador, e pequenas explosões indicam que o ataque está sendo bem-sucedido, até que o computador mostra uma mensagem de erro na forma de uma exclamação dentro de um círculo vermelho.

Surge, no topo da tela, a frase final: “Previna-se!”.

 

Segurança Postado em 07/10/2022

LICENÇACC BY-ND


Gostaria de participar da iniciativa?

Empresas e organizações interessadas podem se tornar parceiras dessa iniciativa, fazendo o download gratuito dos vídeos ou solicitando a inclusão do seu logo em uma versão customizada dos vídeos, para divulgação em seu site, ou outros canais. Acesse https://cidadaonarede.nic.br/apoiadores/acesse/ e confira o passo a passo.