Ir para o conteúdo
Logo Ceptro.br Logo NIC.br Logo CGI.br

Acessibilidade na Web: adicione legendas aos seus vídeos


description

Você sabia que muitas pessoas com deficiência utilizam a Internet? Estima-se que aproximadamente 7% das pessoas na América Latina e no Caribe (ALC) possuem algum tipo de deficiência, como visuais e auditivas. Mas isso não as impede de participar da Internet e navegar na Web. É necessário apenas que os sites e serviços sejam construídos pensando em suas necessidades. 

A acessibilidade na Web busca garantir a participação e utilização da Web por pessoas com deficiência de maneira autônoma e com igualdade de oportunidades. Quanto mais programas e sites acessíveis forem disponibilizados, maior e melhor será a participação dessas pessoas. 

No caso das pessoas com deficiência auditiva, vídeos e áudios (como podcasts) podem representar uma barreira à sua inclusão digital. Se não possuírem interpretação em linguagem de sinais ou legenda (texto descritivo), estas pessoas não entenderão a mensagem. Por isso, é importante que os sites sejam desenvolvidos com a opção de colocar legendas nos vídeos e conteúdos publicados em áudio e que os usuários utilizem essa opção. Somente com a ajuda de todos é possível aumentar a inserção no mundo digital. 

Ao produzir vídeos, podcasts e demais conteúdos que incluam mídia sonora adicione legendas ou transcrição dos áudios. Esse processo pode ser realizado de maneira automática em diversas plataformas e é uma boa alternativa para aumentar a acessibilidade, apesar da qualidade ser inferior à transcrição humana. Se possível, adote um modelo híbrido, com a transcrição via software validada por um humano. Garanta a inclusão de todos na rede! 

Saiba mais:

https://ceweb.br/media/docs/publicacoes/7/20200528104403/estudos-setoriais-acessibilidade-e-tecnologias.pdf 

https://ceweb.br/media/docs/publicacoes/1/cartilha-w3cbr-acessibilidade-web-fasciculo-I.pdf 

https://www.w3c.br/traducoes/wcag/wcag21-pt-BR/#:~:text=As%20Diretrizes%20de%20Acessibilidade%20para%20Conte%C3%BAdo%20Web%20(WCAG)%202.1%20definem,linguagem%2C%20de%20aprendizagem%20e%20neurol%C3%B3gica.

Acessibilidade:

Na primeira cena uma moça acenando está ao lado de um televisor que mostra a imagem de uma cidade, em cima a frase “Pessoas com deficiência auditiva veem vídeos”.

No televisor aparece um repórter falando, mas a moça não escuta. Sinais de interrogação aparecem à sua volta. A frase muda para “E precisam de legendas para compreensão”.

Na televisão aparece a legenda “O tempo será chuvoso”, um guarda chuva aberto desce em direção a moça que o segura contente.

Na segunda cena, uma mulher aparece mexendo no celular, ao seu lado a tela do celular em destaque mostra uma página para realizar upload de vídeos com o campo de legendas preenchido, acima a frase “Ao publicar vídeos adicione legendas”. A moça clica em fazer upload. A tela mostra um vídeo de culinária, com a seguinte legenda: "Adicione duas colheres”.

 

Web standards Postado em 4/12/21

LICENÇACC BY-ND


Would you like to participate in the initiative?

Interested companies and organizations can become partners in this initiative, including their logo in a customized version of the videos, for dissemination on their website, or other channels. Contact us by email parceriacidadaonarede@nic.br to request the application of the logo of your company or entity in our videos.